quinta-feira, 17 de março de 2011

Cavaco e o fantasma de Salazar


“Importa que os jovens deste tempo se empenhem em missões e causas essenciais ao futuro do país com a mesma coragem, o mesmo desprendimento e a mesma determinação com que os jovens de há 50 anos assumiram a sua participação na Guerra do Ultramar”, afirmou Cavaco Silva na cerimónia de homenagem aos combatentes, por ocasião do 50º aniversário do início da guerra em África.

As palavras despropositadas do Sr. Presidente da República cheiram a Salazarismo...!
Como é que alguém pode pensar que os jovens da geração do meu pai (que por sinal combateu em Ultramar), obrigados a hipotecar sem garantias a sua vida para ir participar num guerra sobre a qual nada sabiam, foram com "desprendimento e determinação"?
Talvez por não ter passado pela angustiante e dramática situação, o Sr. Presidente Cavaco Silva confunde as coisas.
A mim parece-me evidente que só mesmo a coragem e o sentido de responsabilidade podem ter motivado os jovens, numa altura em que não podiam ter uma palavra a dizer, a enfrentar a angustia de serem "enviados" para a Guerra de Ultramar.

1 comentário:

  1. O Prof Cavaco tem fraca memória. Que não entende aquelas aplicações com nomes estrangeiros já nós sabíamos... ficámos agora a saber que também pouco percebe da história de Portugal... isso, ou então estava do lado errado...

    ResponderEliminar